O ciclo de vida da startup

Hoje escrevo para me disciplinar e criar o hábito. Logo, não acredite em tudo que está neste post, pesquise para confirmar. 🙂

 

Na semana anterior comentei que estava pesquisando sobre startups. Hoje vou escrever um pouco sobre como entendi que se dá o crescimento, e a ordem em que alguns eventos ocorrem. A base foi praticamente a postagem Como conseguir um investimento anjo para sua startup, recomendo a leitura.

A ideia

Antes da empresa você possui uma ideia, escrita ou não, do que pretende entregar como serviço ou produto. Neste ponto você não tem nada, e aí fica difícil de vender a ideia para um possível investidor, pois ele não te conhece e não confia em você. Você daria $100 para um desconhecido que batesse na sua porta dizendo que voltaria com $1.000 em alguns meses? Eu não!

Neste ponto você deve trabalhar a noite e nos finais de semana para desenvolver o seu negócio. Criar um MVP (Produto minimamente viável), apresentar, pedir a opinião, descobrir quanto, e se alguém paga pela sua proposta. Tem um nome gringo pra isso “bootstrapping”, é quanto você constrói seu negócio com recursos próprios. Acho que passar o chapéu na reunião de família também é bootstrapping.

 

O anjo

Quando você tiver algo para apresentar, apresente! Procure conhecer as pessoas que estão no mesmo mercado que você e apresente o que construiu, peça a opinião deles. Em seguida pergunte quem são os anjos (investidores individuais) que investem nesse mercado, vá até eles peça mentoria e investimento, o não você já tem. E se o não vier com justificativa você já ganhou algo: “Não porque seu serviço é para um nicho muito pequeno para a região, não dá retorno que justifique o investimento”. Olha que bacana, alguém com conhecimento de causa está apontando as limitações do mercado e do produto. Você já volta pensando no dever de casa.

Com o MVP em mãos, também pode ser a hora de procurar um incubadora. Ela pode lhe ajudar a desenvolver o produto e a chegar nos mentores e anjos.

 

O Venture Capital

Seu negócio já foi testado, adaptado, e o anjo injetou uma grana que lhe permitiu testar alguns canais de venda. Agora você já sabe o que fazer com um investimento acima de 500.000. Sabe mesmo? Se não sabe o que fazer com o dinheiro como vai convencer alguém a lhe dar?

Mostre para os investidores o porquê seu negócio vai crescer com esse novo investimento. Seu discurso já deve ser bom pois, você já conhece o mercado, teve bons mentores (boas referências), validou hipóteses, descartou o que não ajudava o negócio a crescer, e aprendeu muito. O risco de dar ruim é menor do que quando você só tinha a ideia.

É provável que algum mentor, ou o anjo seja conhecido pelos investidores do fundo de investimento. Isso pode influenciar a decisão.

Alguns fundos investem através das aceleradoras. Elas proporcionam educação, contatos, e troca de experiências…e outras coisas mais (além do investimento). Como diria Silvio Santos “vale mais que dinheiro”!

 

Qual o próximo passo?

O retorno aos investidores vai ocorrer quando eles realizarem os lucros, que se dará quando venderem a parte deles. O caminho natural seria fazer o IPO (Oferta pública de ações) abrindo o capital para demais investidores.

Nos últimos anos algumas empresas desistiram de abrir o capital, portanto não creio que seja “o caminho natural” aqui no nosso país. Me parece mais fácil ser adquirido por outra empresa, se for este seu objetivo os investidores podem lhe ajudar a preparar a empresa.

Outro caminho é você continuar seu trabalho de expansão, e quem sabe, até comprar outras empresas, se sua empresa virou gigante… o céu é o limite! Exceto para a Space X :p

 

Estou gostando muito desse assunto, devo continuar falando de startups nas próximas semanas.

Sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s