Startup

Nos últimos dias estive pesquisando sobre startups, e percebi que apesar de atuar no ramo de tecnologia não entedia muito bem esse termo, e os outros que normalmente estão relacionados. Um exemplo é que eu não entendia a diferença entre incubadora e aceleradora. Nesta postagem vou apresentar um pouco do que aprendi, ou acho que aprendi. É apenas o começo da jornada, tenho muito a aprender.

 

O que é startup?

É uma empresa que ainda está definindo o seu modelo de negócio, não existe algo pronto que possa ser copiado. Ela está criando algo novo, que pode ser baseado em um modelo antigo, ou em uma demanda antiga, mas buscando uma solução inovadora e escalável.

Vamos supor que você queira montar uma padaria, você vai à padaria do bairro entende como ela funciona e monta a sua com a mesma estrutura. Compra as mesmas máquinas, contrata pessoas para as mesmas funções, e entrega o mesmo pãozinho. Neste exemplo você teve um modelo, o copiou, e entregou o mesmo produto. Com certeza empreendeu! Mas não foi uma startup.

Agora vamos supor que você esteja pensando em criar algo novo para atender a mesma demanda por pães, mas não quer copiar o modelo existente, pois acredita que pode agregar mais valor e ter um retorno melhor – ou talvez seja porque você está duro mesmo, uma padaria custa caro, é uma grana que você não tem. Então você arruma uma bateria para ligar aquele forno elétrico da sua casa que não está em uso, e os coloca dentro do seu carro. Testa uma receita de pão que encontrou na internet, quando pesquisava por “massa de pão sem descanso”. E enquanto o pão está assando na traseira do possante, você dirige pelo bairro anunciando a novidade. Os clientes gostam tanto que aceitam pagar três vezes mais pelo pão que está saindo do forno, é entregue na porta de casa, e possui um sabor novo.

Nesse novo processo você precisa testar receitas, carros, fornos e baterias até encontrar um conjunto que te permita entregar o melhor para o seu cliente, enquanto aumenta a eficiência da sua operação para proporcionar escala e espalhar vários carros pela cidade, ou pelo país. Isso é ser uma startup!  🙂

 

Pensei que era só para empresas de tecnologia

Eu também pensei. Como foi mostrado no exemplo anterior, uma padaria pode ser startup.

A tecnologia permite a experimentação com um custo reduzido. Imagine o custo que o Airbnb teria se fosse abrir uma agência em cada cidade onde disponibiliza quartos. Operando na internet você faz mais experimentos, e obtém mais cliente e opiniões com custos menores. Isso acaba atraindo e gerando mais empresas de tecnologia.

O Airbnb é um desses casos que não concorre com empresas de tecnologia, ela está no ramo de hospedagem. Podemos citar outros exemplos como Nubank, Tesla e Uber. Apesar de já ter lido em algum lugar que a Tesla é o inverso, mas não me lembro dos argumentos que foram apresentados.

 

Tem algum apoio do governo?

Bom, essa não é a pergunta que se espera de um empreendedor. Condicionar a abertura do negócio a uma ajuda pode indicar que o negócio não é viável, ainda. Lance um MVP (Produto mínimo viável), teste a aceitação do seu produto ou serviço antes de buscar um investimento, descubra se este é o caminho certo, se alguém paga por ele. Se ninguém pagar, faça uma adaptação e teste novamente. Se ele não paga, pergunte o motivo! Quanto pagaria? Como? Pelo o quê?

Respondendo à pergunta do título, sim tem apoio na forma de incubadora, e investidores (sócios) na forma de aceleradora de startup.

A incubadora pode lhe oferecer uma grana, espaço de coworking, mentoria, contatos e treinamentos. O Seed é uma aceleradora com cara de incubadora, ela está em Minas Gerais, depois eu tento descobrir mais. No site não deixa claro se são investidores, ou seja, se viram sócios do seu empreendimento.

Fechando o assunto, a aceleradora faz investimento e entra como sócia. Pode haver um fundo de investimentos definindo as características que procuram nas startups e as regras do investimento. Também oferece coworking, mentoria, e podem exigir prestação de contas. Afinal, ela não está torrando dinheiro, está investindo e espera ter um retorno desse investimento.

 

Por enquanto é isso, depois posto mais sobre o assunto. Fiquei curioso e vou buscar mais informações.

Sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s