Inauguração e apresentação

Olá! Esta é a primeira postagem do blog “O Complexo Isolado”.

A pouco mais de um ano, este artigo publicado no site Harvard Business Review (HBR) recomendava a criação de um diário, pois a reflexão diária ajuda a desenvolver a liderança. Lí este artigo depois de ter ouvido alguns episódios do podcast Gente Que Escreve, que também recomendava escrever. Neste último, a recomendação era direcionada a quem deseja escrever livros, para refinar a técnica através da prática. Ambos me convenceram a manter um diário em 2016.

O começo foi meio quadrado, eu não sabia o que escrever, nem a que nível de detalhes chegar. Mesmo adotando uma lista de perguntas para direcionar o conteúdo, me sentia travado antes de começar o registro de um período. Ainda hoje recorro a lista de perguntas, não a vejo como um problema, e sim como uma checklist. Outra dificuldade que tive foi a frequência – percebeu que usei a palavra “período” alí atrás? – não tive 365 registros, sei que foram menos de 100 porque numerei as páginas, e no final do ano estava na página 105. Tento escrever uma página (um lado) toda vez que inicio um registro.

No final do ano colhi resultado positivo deste exercício. Hoje escrevo com mais fluidez e em menos tempo. Estou gostando tanto de escrever que resolvi começar este blog. Supondo que eu escreva todos os dias úteis no diário, na sexta-feira terei cinco registros de referência para gerar uma postagem aqui no blog. Não que eu só postarei sobre o que tiver registro prévio no diário! Isso é sem dúvida um facilitador, para manter a frequência caso eu tenha dificuldade, mas não uma regra.

Pretendo fazer postagens sobre tecnologia, pois é minha área de atuação. Contudo, o comportamento humano pesa muito mais na tecnologia do que parece, este tema estará sempre presente.

O Complexo Isolado

Este nome é uma referência ao anime “Ghost in the shell: stand alone complex”. Talvez a tradução ficasse melhor como “complexo solitário”, pois é a situação dos personagens que apresentam tal transtorno, mas pega mal ter um blog que leva a palavra “solitário” no nome.

 

Deixe um comentário

